5 coisas que quero fazer na Bolívia

5.9.15

Ou no Salar de Uyuni, pra ser mais exata. Pra quem não conhece, esse é o maior deserto de sal do mundo - isso mesmo: SAL! A minha forma de chegar até ele será pelo Atacama (Chile), mas também há roteiros começando pela própria Bolívia ou pela Argentina. Esse post é uma continuação desse sobre as 5 coisas que quero fazer no Atacama, e agora a viagem está mais próxima do que nunca, AI GOD. Já falei isso mil vezes mas não canso de repetir: tô morta de ansiedade, gente! Ao mesmo tempo que tenho feito todos os preparativos, fico pensando em todos os imprevistos que podem acontecer (meu jeitinho de viver a vida), é que várias coisas dependem muito da minha sorte, e sabe como é... nesses 25 anos de vida eu aprendi a não contar muito com ela, hahaha.

Apenas um (ou dois) fato (s) antes de mostrar as coisas lindas de lá: para viajar pra Bolívia é necessário tomar vacina contra febre amarela e levar o certificado internacional - após duas idas inúteis até o posto de saúde (na primeira eu fui no sábado e não aplicam vacinas de final de semana, na segunda eu fui durante a semana e SÓ AÍ me avisaram que naquele posto não tinham essa vacina - sendo que havia perguntado isso na primeira ida), ontem eu finalmente tomei essa bendita (e inclusive mais duas). Nem sabia que estava com vacinas atrasadas e agora tô aqui com um braço dolorido e o outro eu mal consigo mexer, ele tá até mole, daora a vida haha. E o Dólar, né migos? Ainda não troquei minhas Dilmas pelos Obamas e tô sofrendo só de pensar nisso. Eu poderia até levar Real pra lá e trocar por Pesos, mas o Real está tão desvalorizado lá também que COMPENSA pagar tudo isso no Dólar aqui pra levar triste. Então até semana que vem eu sou aloka acompanhando as cotações do cambio em Santiago e aqui em São Paulo, fazendo mil conversões e orando (porque, né?), ô sofrência.

// VIAGEM EM UM 4X4 PELO DESERTO
1 // 2 // 3

Leia-se: a parte que mais me assusta e mais me deixa empolgada ao mesmo tempo. Lá no Atacama nós vamos fechar esse passeio que é basicamente o seguinte: colocar as malas no teto do carro, entrar nele e sair pelo deserto. Só que diferente dos passeios dentro do Atacama, nesse nós vamos cruzar a fronteira da Bolívia pra chegar até o Salar. Serão 4 dias de viagem assim, sendo que a noite vamos parar em alojamentos pra descansar e seguir viagem no dia seguinte, o último dia é basicamente a volta do Salar para o Atacama. Já li muitos, muitos, muitos relatos de problemas e tretas nessa travessia que acontecem com quem dá o azar de pegar um motorista ruim (mesmo que a empresa seja considerada boa). Ou seja, questão de sorte mesmo - já que além de motorista - o cara que tá ali também será nosso guia e irá passar todos esses dias seguindo viagem com a gente. Obs: agora em setembro o Salar não estará molhado e com esse efeito de céu igual nessas fotos, isso só acontece nas épocas de chuva (leia-se verão).


// DORMIR EM UM HOTEL DE SAL
1 // 2 // 3

Paredes, pisos, móveis: tudo de sal! Procurando umas fotos pra colocar aqui encontrei essa matéria do Globo Repórter falando sobre o Salar e sobre esses hotéis, que são feitos artesanalmente, eu acho no mínimo muito incrível isso. Diferente do que algumas pessoas possam imaginar, nada disso é luxuoso (a menos que você pague muito dinheiro MESMO, o que acho bem bizarro considerando a realidade local, mas ok) é tudo muito simples, de um povo muito simples. Todos os alojamentos que devo dormir são bem precários e esse hotel de sal deve ser o único lugar em que vou encontrar água quente pra poder tomar banho (pois é). Tô doida pra conhecer e viver isso logo pra poder dar relatos sobre como foi a experiência, haha.


// VER A LAGUNA COLORADA E A LAGUNA VERDE
1 // 2 // 3 // 4

Uma com a água vermelho-alaranjada e outra com água verde jura?, é até dificil acreditar que esses dois lugares existam de verdade, hahaha. Nem tem muito o que falar, só sentir (tipo o que esse desconhecido aí da foto tá fazendo).


// CONHECER GÊISERES
1 // 2 // 3

Lá no Atacama eu vou conhecer o Geyser del Tatio, mas ele acabou não entrando na minha lista. Porém, no Salar eu também vou ter a oportunidade de ver esse fenômeno lindo da natureza, mas esse é o Geyser Sol de Mañana. Esse fenômeno acontece quando a água evapora por entrar em contato com uma rocha vulcânica quente - ele não tem um intervalo determinado pra acontecer, pode ser coisa de minutos ou anos. Temos a sorte de ter alguns aqui na América do Sul, mas a maioria dos gêiseres estão localizados beeeem longe daqui (tipo na Islândia e Nova Zelândia), nesse link aqui tem mais informações sobre isso.


// TIRAR FOTOS DIVERTIDAS NO SALAR
1 // 2 // 3

Acho que a parte mais emocionante dessa segunda parte da viagem será a chegada no Salar. Essa imensidão branca deve ser uma coisa cegante inacreditável ao vivo, haha. Uma das coisas que quero muito fazer (após chorar, claro) é tirar umas fotos engraçadas aproveitado esse infinito de sal, já vi algumas incríveis pela internet (tipo essas aí em cima), outras pegando o nascer do sol (quero muito). É claro que isso tudo vai depender do grupo que estiver viajando comigo e enfim... Uma foto com um pulo meu ali na imensidão de sal já tá garantida, haha.


Espero que tenham curtido o post e gostado dessa Bolívia linda que por enquanto só conheço por relatos na internet (mas que já amo, como podem ver, hahaha) e aceito dicas caso alguém já tenha ido :) BEIJOS!

49 comentários

  1. Meeeeeeu, simplesmente espetacular. Quero muito conhecer mais da América Latina, sei que um dia eu vou, mesmo que demore....

    Esses lagos são maravilhosos! E gente, essas fotos no salar ficam super divertidas, né? Aproveite muito, Kah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa <3 vou aproveitar muito sim!

      Excluir
  2. Agora todos os blogs que vejo usam as fotos dessa maneira. Não que eu esteja criticando, mas não é algo original agora. Acho engraçado que uma pessoa faz e depois 300 outras fazem também e perde a essência e fica chato de ver porque a gente sabe que é copia de alguém .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA não é criticando mas posta como anônimo, ai como as pessoas são bizarras. Se você conhecesse meu blog, saberia que posto fotos assim já tem um tempinho (uns 3 meses, pelo menos) - então, querida (o), seje MENAS.

      Excluir
    2. Anonimo = morro de inveja de você e quero ser igual a você.

      Excluir
  3. Maravilhoso!!!
    Adoro quando postam lugares diferentes, com propósitos diferentes que não seja fazer compras. Acho lindo apreciar lugares como America do Sul, tem muita coisa nesse lado de baixo do mapa que vale apena ver. Apaixonada pela fotos, fui até ver a origem delas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e que bom que gostou ♥ e simmm, o mundo é tão grande né... a gente precisa conhecer além dos lugares famosos, hahaha.

      Excluir
  4. MEU DEUS QUANTO LUGAR LINDOOOOO, e as pessoas nem valorizam né? Cara, quero ir. Estou simplesmente apaixonada. btw sobre imprevistos: sempre rolam mas não pira não, respira que tudo tem solução! Tira muitas fotos e videos, to louca pra ver tudo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMOSSSSS ♥ e simm, tô tentando ficar calma em relação a isso, mas ser aloka ansiosa as vezes não é fácil, HAUAUHAUHA vou tirar simmm e tô pensando em filmar umas coisas pra começar a brincar com vídeos, vamos ver no que vai dar :D

      Excluir
  5. Ahhh sempre que vejo fotos fico com mais vontade ainda de conhecer *_*

    ResponderExcluir
  6. amo, amo, amo a bolívia! e ah, o deserto do atacama também é incrível!

    ResponderExcluir
  7. Quanta coisa maneira!
    Desses, o que me pareceu mais autêntico, foi, sem dúvida, dormir em um hotel de sal. Imagina o seu cabelo ao acordar?

    hahah

    Mari
    http://www.galeriadasideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero nem pensar como vai ficar meu cabelo no meio desse sal todo, deus me ajude, HAHUAUHAUHAUHAUHAUHAUHAHa

      Excluir
  8. Se eu falar que não conhecia esses lugar vou parecer bobo? Mas me apaixonei muito ainda mais naquelas fotos que ilustra a parte que você vão alugar o carro pra atravessar. Deve ser muuuito mágico <3 Espero muitos posts dessa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom, que conheceu por aqui e gostou :D em breve espero lotar o blog sobre esses lugares mesmo, hahaha

      Excluir
  9. As vezes eu acho que estou mais ansiosa do que você hahahaha não vejo a hora de ver as fotos, e saber de cada detalhes. ( principalmemente sobre as hospedagens hahaha)
    Amiga, só toma cuida, porque pode certeza que tem gente que vai querer viajar pro mesmo lugar e tirar fotos iguais hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou contar tudo por aqui ❤ e aí, sobre gente louca melhor nem falar nada, hahaha

      Excluir
  10. ME LEVA??? sou doida pra conhecer o salar de Uyuni, sério :~ ô lugar maravilhoso. acho que se eu fosse, ia querer fazer tudo isso mesmo que ce quer HAHAHAH já tô ansiosa agora por você, pra ir pra lá e contar tudo aqui! <3 eu só não conhecia os hotéis de sal, deve ser muito muito doido.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEVO. VAMOS, HAHAHA.
      Sim, imagina o negocio inteiro lá de sal, inacreditável, hahah

      Excluir
  11. Que lugar maravilhoso, Kah! Eu que mal conhecia fiquei super empolgada hahah! Quero ver suas fotos e ler seus relatos depois!

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  12. Não fazia ideia que tinha tanta coisa legal na Bolívia. Na verdade não saberia dizer nada legal sobre lá por motivos de 1. péssima em geografia 2. nunca fui nem pensei em ir
    Marcando no meu caderninho de possíveis viagens agora mesmo. Só a parte da travessia de dias pelo deserto, acho que não rola. Sou medrosa. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha eu tb não! Mas passei a pesquisar sobre quando vi uma foto do Salar no Facebook de uma amiga e fiquei apaixonada! Inacreditável que tenha tudo isso aqui do lado do Brasil, né?

      Excluir
  13. "Uma das coisas que quero muito fazer (após chorar, claro)", HUAHUAHUA, completamente meu tipo de reação ao chegar em um lugar incrível desses! Sério, acho que quando for a minha vez (porque eu super pretendo fazer uma viagem dessas na vida) acho que ficaria sem palavras, só sentindo e chorando emocionada. Nosso mundo é um lugar tão lindo, né? Acho incrível compartilhar minha vidinha com espaços tão mágicos.

    E como eu não sabia desse hotel de sal? Achei muito maneiro, foi pra minha lista! As lagoas também estão na minha listinha, são muito lindas para ficarem de fora. AIN, KAH, também estou ansiosa pela sua viagem, pode isso? HAHA, pois é, vou ficar torcendo aqui pra dar tudo certo e que o único perrengue tenha sido esse com as vacinas (ninguém merece).

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que você ia curtir isso de hotel de sal, hahahaha as arquiteta pira pra conhecer, né? E aí, acho que chegar nesses lugares tão da "natureza" deve fazer a gente se sentir um nada no meio do mundo enorme, o que é um sentimento maravilhoso, haha.

      E AMÉM!!! hahaha <3

      Excluir
  14. Uau quanta coisa incrível pra se fazer na Bolívia!!! Aquela laguna verde é a coisa mais linda.
    Kah, seu blog é uma graça e fiquei super lisonjeada de estar no blogroll, muito obrigada mesmo ❥

    ResponderExcluir
  15. AI QUE SAUDADE DA BOLIVIA SOCORRO!! Ai Kaaahh pq faz isso com meu coração??
    Muita saudade desse lugar viu nossa e to aqui super ansiosa por vc também e sei que vou matar minha saudade vendo suas fotos maravilhosas que tenho certeza que vc vai tirar...
    A viagem toda no 4x4 é pura emoção, eu amei!!! Eu dei sorte de ter pego um motorista/guia que manjava muuuuuuuuuuuuito dos lugares, sabia os caminhos certos e tudo mais. Um outro grupo que tava indo com a gente o guia era todo perdidao e no final das contas teve que ficar seguindo nosso guia pq ele nao fazia ideia pra onde tava indo, pode isso? Mas vai dar tudo certo e vc vai pegar um dos bons! haha
    Ai os geiseres!! <3 as Lagunas <3 eu não tenho palavras pra descrever a Laguna Verde e a Colorada, é surreal, Kah!!! Fora outras lagunas por lá tb que são incríveis.. aff que Bolivia maravilhosa! <3

    ps: ja falei mas vou falar d enovo, me leva na mala! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Taaa, quero muito essa sorte! Um motorista assim faz toda a diferença, né?
      FALO DE NOVO: VAMOSSS!!! HAHAHAHA <3

      Excluir
  16. Karine, por favor, seja mais original, porque essas fotos... nan hahahah
    Não vejo a hora de irmos para essa viagem, já que iremos todas junto com você em pensamento. Deve ser o máximo atravessar o deserto e ja tô a loka por fotos divertidas <3
    Vai ser muito legal!
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Eu já fui na Bolívia, mas não nesses lugares tão lindos. Eu tenho muita vontade de um dia fazer um mochilão nesses lugares incríveis, esse do céu pertinho da terra, que lugar maravilhoso é esse hein? As fotografias ficam tão bonitas! ♥
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, demais lá - e só vejo fotos lindas desse lugar <3

      Excluir
  18. Tudo maravilhoso*-*
    Esse hotel de sal é bem curioso ne?

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  19. Para falar a verdade não é um destino que me interesse muito, mas eu realmente devia começar a fazer essas listas pra minha viagem.
    O que eu mais gostei foi esse lugar com agua vermelha, não to acreditando que é verdade, to a um passo de jogar por que ela é vermelha no google hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH é sim, já vi muitas fotos e todas tem essa tonalidade forte. Já tinha pesquisado e fala que tem essa cor por causa da pigmentação das algas. E essas listas são ótimas pq viram praticamente um roteiro de viagem, haha

      Excluir
  20. eu to MUITO MUITO MUITO MUITO MUOTO MUITO MUOTO MUOTO MUITO ANSIOSA PELA SUA IDA! JURO! Quase tanto quanto você!!! ahahahahahaahaha eu quero MUITO fazer essas viagens um dia e ter o relato de alguém próximo dando dicas e falando como foi, o que fazer ou não, onde ir, tudo tudo tudo VAI SER DEMAIS e muito útil! hahaha Conversei semana passada com o meu sogro de fazer essa viagem!! Mas ele acha que a Bolívia está perigosa... Mas esse salar é TÃO incrível!!! E, não acredito que ta valendo mais a pena trocar por dólar!!! Eu realmente não contava com isso ahhahaah quando fui pra argentina consegui uma cotação tão boa lá que eu nem podia imaginar que pra ir pra bolivia precisaria de dólares!!

    Eu achei O MÁXIMO esse lance ai de viajar de 4x4 por 4 dias até chegar no lugar! Boa sorte DE CORAÇÃO com o motorista! Que ele seja um cara muito legal, cheio de dicas e que te ajude com as fotos!! hahahaha
    Achei INCRÍVEL esses hotéis de sal!!!! Nossa! E, sério que só vai ter banho quente la???? hahahahahaha nossa!! Essas duas lagunas: Meu Deus! Que coisa mais linda! A verde é INCRÍVEL!!1 E a foto do dinossauro, então??????? HAHAHAHAHAHA acho que vou levar meu unicórnio na mala pra uma foto assim! hahahaahahhaahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA então, essa parte do Salar (Bolivia) é a mais complicadinha mesmo - no Atacama nós vamos ficar hospedados em um Hostel, então é ooooooutra vibe. Isso do banho já vi que o único dia "melhor" é esse no hotel de sal, que tem água quente. Tanto que todo mundo indica que as pessoas levem alguns lenços umedecidos pra ajudar, sabe? Enfim, apesar disso não há quem tenha ido pra lá que não fale que valeu a pena, e só isso já me anima muito.

      E IMAGINA UM UNICÓRNIO ALI, GOD! MELHOR FOTO, HAHAHA

      Excluir
  21. Ai que delicia! Programar viagem é muito bom, tirando a ansiedade né, hahahaha. Esse é um destino que necessito fazer, os relatos são incríveis, as fotos então... Você que manda super bem, certeza que irá me deixar babando pelas suas fotos no insta *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMM, obrigada, Pammm! Espero conseguir postar lá durante a viagem, hahaha

      Excluir
  22. Nossa, lembrei da minha preocupação antes da viagem com cotação de libra esterlina e euro rs não enlouqueça, tá, Kah? A gente quer você de volta sã e salva! XD
    Ai que loucura essa viagem de 4x4! Torcendo pra que o guia seja gente boníssima (e há de ser!).
    A história de dormir em um hotel de sal é fascinante, já tô ansiosa pra ler seus relatos. Aliás, vai ser ótimo ler tudo o que você postar porque são lugares que não são muito falados nos blogs, né? Eu pelo menos tô mais acostumada a ler sobre Londres-Paris e NYC-Miami.
    E, por favor: muitas fotos divertidas! rs
    Um beijão, querida, e uma boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaaaaa!!!
      E sim, geralmente só em blogs bem específicos de viagem falam sobre a Bolívia, tô doida pra compartilhar histórias por aqui :) e sigo tentando não surtar, huahuahuahua

      Excluir
  23. Fiz esse passeio do Salar em março. É lindo, maravilhoso! Foi o lugar que passei pelo meu mochilão que ficou com as melhores fotos.
    Mas nem tudo são flores... rs A Bolívia é muito mais desorganizada que aqui no Brasil, como você vai do chile talvez consiga algo melhor. As empresas de passeio por lá prometem muitas coisas e não cumprem. Os alojamentos para ficar são por ordem de chegada (se sua agência falar que está reservado, desconfie) , ou seja quanto mais demorar para sair você vai acabar não ficando no hotel de sal e sim em outros bem tristes (vulgo banho sofrência em um fio de água morna, ou banho de lenço umedecidos porque é um frio do cão e só tem água gelada). Vale levar vários quitutes. A comida pra mim foi suficiente, mas meu amigos ficaram com um pouco de fome. Vá de cabeça aberta pra comer o que tiver e talvez comida fria, o motorista que cuida das refeições. Para ir no Gayser saia o mais cedo possível que é quando eles ficam mais fortes e bonitos, a viagem do alojamento até lá costuma ser bem demorada, acho q saímos umas 4h, e chegamos umas 6h e eles jah estavam um pouco mixurucas). E a última coisa, você vai passar muito tempo no carro apertada (leve roupas e sapatos muito confortáveis).
    Apesar de parecer que não, rs, gostei de mais desse passeio e faria outra vez. Tenho certeza que você também vai aproveitar, ainda mas se estiver de cabeça bem aberta. Boa viagem! Espero que curta bastante, tire fotos incríveis e poste tudinho aqui pra gente ver =D
    P.S.: Não esqueça do óculos de sol e protetor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por todas essas dicas. :) Eu li bastante sobre esses problemas com agências por lá e gente querendo passar a perna, já estou me preparando mentalmente pra isso, haha. Sobre os lenços: já estão na minha lista tb! Que bom que gostou de lá e voltaria, a maioria das pessoas que sei que fizeram essa viagem falam as mesmas coisas sobre os problemas e tals, mas sempre falam que valeu muito a pena, espero que comigo seja assim tb, haha. E cabeça aberta é a primeira coisa que a gente tem que pensar em levar, né? Obrigada, beijos!

      Excluir
  24. Aiiin <3 cada coisa mais linda!!!
    Eu morro de vontade de conhecer o deserto de sal... Meus amigos tiraram fotos incríveis lá e fiquei com uma super inveja de estar nesse lugar tão estranho e bonito!
    Eu não vejo a hora de você ir viajar hahaha, quero MUITO ver suas fotos, Kah!!!! Imagino o quanto você deve estar ansiosa, e torço pra tudo dar muito certo! Espero que você não tenha nenhum problema de travessia nem nada, e que tenha MUUUITOS posts sobre sua viageem!!!!! ^^
    beijos!!!!

    ResponderExcluir

// os comentários são moderados & serão respondidos (quase) sempre
// sobre spams: not today, satan!
// obrigada pela visita ❤

© coffee & flowers POR KARINE BRITTO