3 dicas para melhorar suas fotos

11.11.15

Eu já falei aqui muitas vezes como em alguns momentos eu odeio minhas fotos e acho tudo uma grande bosta - MAS - eu também sei reconhecer que melhorei bastante nessa ~~arte nos últimos meses (o que me deixa muito feliz, obrigada gódi). Levando em conta isso, resolvi criar esse post com algumas dicas de como melhorar na fotografia. São coisas simples (e que talvez vocês já tenham visto em outros blogs por aí), mas aqui vou falar do meu jeitinho.

KARINE BRITTO FOTOGRAFIA | instagram.com/karinebrtt

SE INSPIRE
Eu sempre fui de fotografar bastante (desde pequena) mas eu nunca tive o hábito de parar e olhar fotografias de outras pessoas (além dos poucos perfis bons que eu seguia no instagram). Esse ano é o que mais tenho buscado inspirações e parado pra analisar (e conhecer) o trabalho de outros fotógrafos, e é também o ano que mais venho notando mudanças nas minhas fotos. 

Eu comecei buscando inspirações no instagram, que atualmente (pra mim) é o lugar com mais pessoas inspiradoras da área. Lá tem fotógrafos e aspirantes que postam diariamente fotos incríveis e criativas. Acompanhar blogs de fotografia (que postam fotos, e não que necessariamente ensinem coisas técnicas) é outra forma. No meu blogroll eu tenho uma listinha de blogs da área que costumo acompanhar, mas vou citar um aqui em especial (que conheci por indicação da Pamela): o Looks Like Film. Esse é o blog mais maravilhoso que já vi, ele tem posts diários divulgando o trabalho de fotógrafos pelo mundo inteiro, é tanta foto linda que dá vontade de chorar.

Nas páginas do VSCO e do Flickr no facebook eles também costumam divulgar fotos lindas todos os dias, que são selecionadas a partir das postagens dos usuários. Além de (é claro) também poder conferir essas fotos no site/app de cada plataforma (mas eu acho que acompanhar as postagens pelo facebook é bem mais fácil, haha).

Obs: inspiração é diferente de cópia. É claro que fotos iguais (ou bem parecidas) acontecem. Há semelhanças em poses, em composições, mas há uma enorme (insira o universo aqui) diferença entre fotografar no mesmo lugar que alguém que você segue fotografou, EEEEE ir na semana seguinte no lugar, e tirar uma foto do seu modelo (ou sua) na mesma parede, mesmo ângulo e fazendo a mesma cara, né? Acreditem, há quem faça esse tipo de coisa em pleno 2015.

FOTOGRAFE MUITO E COM O QUE VOCÊ TEM
Parece mimimi de quem tem "câmera boa" (leia com ironia), mas não é. Pra fazer fotos legais você não precisa ter o melhor equipamento do mundo (e ter o melhor equipamento do mundo não te faz um bom fotógrafo, acredite), nem o celular com a melhor câmera do mercado. Você só precisa ter um olhar pra isso (porque a foto se forma na sua cabeça antes de aparecer na tela) - e esse olhar é criado pelo seu repertório - que tá aonde? Nas coisas que você se inspira: instagram/blogs como falei, ou em filmes, seriados, clipes musicais e enfim...

É óbvio que um celular ou uma câmera compacta tem limitações, mas você só vai descobrir tudo que pode criar com eles (que é muita coisa) fotografando. Para todos os casos, vale a dica de sempre (sempre) aproveitar ao máximo a luz natural (é a melhor, não tem pra ninguém). Sempre pensar não só no objeto principal da foto, mas em como está o fundo do cenário (sério, olhem), e dar uma lida nessas dicas aqui sobre a regra dos terços


A EDIÇÃO CONTA (MUITO)
Pra mim, a diferença entre uma foto bonita e uma foto incrível está na edição. É claro que em algumas fotos ela não é tanto assim um divisor de águas, principalmente se você está em um ambiente externo e com uma luz  natural muito boa (tipo a do comecinho da manhã, final da tarde, ou tempo nublado), mas para todos os outros casos, ela é essencial. Além do mais, a edição pode salvar uma foto mais ou menos, ou destruir uma foto boa.



Falei nessa TAG sobre fotografia que muita gente pensa que edição é tirar celulite, sumir com gordurinhas ou nariz grande nas fotos, mas não é isso. Na edição a gente controla a tonalidade da foto, dá mais vida (ou tira um pouco a saturação), aumenta as sombras, os brancos, enfim. Cada um edita da forma que mais gosta e se identifica. Eu gosto muito de fotos clarinhas e com cores mais frias, então tô sempre (ou quase sempre) ajustando pra deixar as minhas dessa forma.

Essa foto aí em cima foi tirada com meu celular em Paranapiacaba. Dá pra ver que o dia tava cheio de neblina (num nível quase estragando a foto), e ela ficou meio apagada, né? Antes de colocar algum filtro no vsco, eu usei o snapseed pra aumentar o contraste, os realces e as sombras. Deixei a neblina bem branquinha (que era como eu realmente estava vendo lá, mas não saiu assim na foto), e depois coloquei um filtro pra dar um toque final. Eu amei o resultado da foto editada, mas se não tivesse ajustado essas coisas ela seria só uma foto meio apagada.

Esse "antes e depois" foi só pra mostrar o que alguns ajustes podem fazer com uma foto. A linda da Sharon tem esse vídeo maravilhouso mostrando a forma que ela edita as fotos usando o VSCO e o Snapseed, vale a pena assistir (principalmente quem ainda não conhece o Snapseed, ele é ótimo). Beijos, fui <3



© coffee & flowers POR KARINE BRITTO