Ano passado eu fiz um post sobre o vsco cam com dicas não óbvias sobre ~como lidar com esse app que até então parecia não ser bem compreendido pelas pessoas~, quase um ano depois ele ainda continua como o mais visualizado aqui no blog (muito obrigada!❤), por isso resolvi falar um pouquinho sobre essas recentes mudanças que o vsco sofreu (assustando geral, inclusive eu). Tudo mudou de lugar, a forma de exibição das fotos editadas também, apareceu uma bola no meio do negócio, e a primeira coisa que eu pensei quando vi meu app atualizado foi: WTF? Apesar de (acredito eu) 90% dos usuários terem odiado tudo isso, o app não vai voltar a ser como era antes. Eles podem dar uma ajeitadinha aqui e outra ali nessa nova versão (como já foi feito em relação ao feed de fotos editadas), mas o new vsco tá aí, as funções da câmera foram muito melhoradas, e tudo indica que eles querem que o app seja mais do que apenas um lugar para editar fotos, mas usado como rede social também (lembram do feed próprio que eu falei?). Vamos lá:

um.
PRA COMEÇAR: COMO DEIXAR AS FOTOS EDITADAS QUADRADINHAS NO GRID
Essa é uma opção que eu só vi após a última atualização no meu celular (que foi no dia 14/07/16). Depois da mudança radical, as fotos apareciam no feed com seu ~tamanho real~ e não no formato 1x1 como vemos no feed do instagram (o que acabou com o rolê de quem assim como eu, usava o app pra dar aquela organizada básica no feed). Porém, agora você consegue mudar isso. Na tela inicial do app (onde ficam as fotos editadas) é só ir onde aparece sua foto com o seu nome de usuário - no meu caso: kbrittoz (agora é necessário fazer esse caminho pra acessar as configurações), feito isso só ir em preferências > tamanho de exibição e alterar pro formato em que mostram quadradinhos 1x1.

dois.
SOCIALIZANDO: DESCOBRINDO PERFIS, FEED, NOTIFICAÇÕES
Agora tudo que envolve a rede social do vsco ficou mais acessível. Pra ir até seu perfil é só clicar no seu nome que aparece logo na tela inicial do aplicativo. Pra ver o seu feed com as publicações de quem você segue é só segurar a bolinha e arrastá-la pra direita, ali agora também é possível conferir notificações (sininho no canto superior direito) e encontrar novas pessoas pra seguir (rostinho no canto superior esquerdo). E além de buscar por nome de usuários, o vsco criou uma abinha de usuários sugeridos (pessoas com feeds inspiradores) seguindo a mesma linha do instagram.

três. 
CÂMERA: AS MUITAS NOVAS FERRAMENTAS
Agora pra acessar a câmera do app ficou muito mais fácil, só segurar a bolinha e arrastar pra cima. Ainda não me acostumei a usá-la por conta da praticidade, muito mais fácil usar a câmera nativa do cel, né? Mas, ainda assim, ela tem muitas funções novas que são bem interessantes: 

enquadramento da foto_ além do tradicional grid pra fotografar, o primeiro item do menu da câmera também tem uma ~linha~ que indica se você está fotografando com o celular torto // controle de branco_ o terceiro item (wb) é o white balance, você pode deixar no automático (A) ou fazer o controle manual de acordo com sua foto // exposição_ é o quarto item, que também pode ser automático ou configurado manualmente - além disso, caso esteja no automático, tocando na tela você consegue mudar a exposição (acho que todas as câmeras de cel hoje em dia tem essa função) e mudar o foco com essas duas bolinhas diferentes que aparecem // foco_ o quinto item que também é novidade, além da possibilidade de tocar na tela pra deixar um objeto em evidência, isso também pode ser feito manualmente, criando ~um desfoque (pequeno, mas visível) no segundo plano. 
Além dessas, existem mais algumas funções, como: controle do iso, de abertura (mas não acho que essa funciona muito bem) e aquela opção (que falei no outro post) pra deixar toda a tela como disparador da câmera (que também não gosto muito). A câmera frontal do app têm quase todas essas novas funções, incluindo um detector de rostos com o novo bonequinho do vsco que sorri se você estiver sorrindo, hahaha. No post usei o meu cofrinho de gatinho-pikachu (que ganhei da Jaque <3) e ele fez uma carinha na orelha dele (detalhe), mas testei na minha e funciona bem (ela só não estava apresentável pra aparecer aqui :P).

Atualizando: algumas pessoas comentaram que algumas funções da câmera que citei não aparecem pra elas (mesmo com o app atualizado). Infelizmente o VSCO apresenta algumas diferenças dependendo do sistema, então pode ser por isso :/ (eu uso o IOS atualmente), mas também existe a possibilidade de que estejam liberando aos poucos essas funções (só aguardando pra saber)

Pra quem não conhece, o vsco também tem um canal no youtube, e além de vídeos como esse da apresentação da nova interface, eles têm uma playlist dedicada à aulas de fotografia, a VSCO Academy, com várias dicas e desafios pra quem quer aprender um pouquinho mais sobre essa arte maravilhousa. Obs: as dicas que dei no primeiro post sobre como copiar configurações de uma foto já editada e colar em outras, mudar ordem das ferramentas/filtros de acordo com sua preferência e free presets na lojinha continuam valendo, ok? :) Pra quem ainda não viu, só clicar aqui

//

Eaí, gostaram do post? Apesar dessas mudanças, o VSCO continua com o título de app preferido pra editar fotos por aqui e meio que já me adaptei (afinal, tudo muda, inclusive o layout desse blog que já mudou novamente :P). Alguém aí tem usado o feed do vsco pra compartilhar fotos? Qual o editor mobile preferido de vocês?

BEIJOS

Contact

@KARINEBRTT