apps de fotografia preferidos & como edito minhas fotos do instagram

16.4.17


Eu amo conhecer e testar novos aplicativos para editar fotos, mas a verdade é que apesar de ter VÁRIOS instalados, eu acabo sempre usando os mesmos, HAHA. Quando se trata de edição, eu não gosto de nada que seja ~mirabolante: montagens loucas, mudar radicalmente as cores, fundo e etc. Acho que a foto precisa ser pensada antes de ser feita, já que essa mudanças podem acabar deixando tudo muito artificial, além de perder a qualidade da foto. Eu gosto de fazer ajustes de cor, exposição, contraste... meio que 'refinar' a foto pra ela ficar do meu jeito. Em alguns casos, é claro, eu acabo editando mais que isso, mas é algo que acontece muito raramente. Então, aproveitando que eu estava com saudades de falar sobre fotografia por aqui, e que queria há tempos fazer um vídeo sobre isso, reuni nesse post meus três aplicativos preferidos para editar fotos & em vídeo mostrei como faço minhas edições.



Começando pelo meu aplicativo preferido (coisa que todo mundo já deve ter percebido, risos) já fiz dois posts sobre o VSCO: um em 2015, mostrando algumas funções que até então eram meio desconhecidas / e outro em 2016, com três dicas sobre a ~nova interface (que já mudou um pouco desde então). Ele é meu aplicativo preferido por alguns motivos: gosto dos filtros, gosto das opções de ajustes, gosto de poder 'copiar' e 'colar' o ajuste já feito de uma foto em outra, isso facilita muito a vida. Uso o vsco desde 2014 (acho) e desde então nunca encontrei um aplicativo para substituí-lo, ele participa de 99% das edições que faço pelo celular. Meus efeitos preferidos são o A6 e o SE3 (no vídeo mostro a edição que faço com os dois).



O Lightroom Mobile mudou a interface nos últimos tempos, e é por isso que ele está aqui nessa listinha (não gostava muito da outra). Não sei se ele tem todas as funções do LR (que é o editor que uso no computador) mas as funções da versão mobile são bem úteis: dá pra mexer em curvas de tons, aplicar efeitos prontos, ajustar realces, sombras, exposição... enfim, todas essas coisas 'básicas' que são super necessárias. Ele oferece mais opções de ajustes do que o vsco, então gosto de usá-lo quando a foto está mais complicadinha e precisa ser mais tratada (isso falando de fotos que tiro com o celular, quando tiro com a câmera eu costumo editar no pc mesmo). Uma coisa que gosto MUITO é de poder ajustar cada cor conforme minha preferência, como fiz nesse exemplo aí em cima: eu não gosto de azul muito saturado nas minhas fotos, com essa ferramenta eu consigo tirar a saturação apenas dele (além de poder mexer na matiz e luminância) sem interferir nas demais cores. É como se eu tivesse criando um 'filtro' meu com o azul mais apagadinho, que depois pode ser copiado para outras fotos dentro do app.



O RNI Films é um dos aplicativos mais novos que instalei e tenho fuçado bastante nele. Ele possui alguns 'pacotes de filtros' que imitam filmes antigos e eles são super bonitos! Esse Agfacolor 40's do pacote Vintage é meu preferido de lá, a única coisa ruim é que não dá pra controlar a intensidade do filtro na foto :/ isso já me fez não usá-lo algumas vezes (espero que no futuro saia uma atualização mudando esse ~probleminha). Além disso, ele tem algumas funções básicas de ajustes, gosto bastante dos dois controles de temperatura que ele oferece e dessa forma de colocar granulação.


Todos esses aplicativos são gratuitos, e o único que não está disponível para android (até agora) é o RNI Films. Além desses, eu uso o Preview para organizar as fotos editadas que serão postadas no instagram, e o Afterlight quando quero colocar borda nas fotos do meu perfil pessoal. Quem quiser ver como edito as fotos do meu feed @KARINEBRTT só conferir esse vídeo aí embaixo :)

Espero que tenham gostado!
BEIJOS
© coffee & flowers POR KARINE BRITTO