Meu segundo dia em Brasília começou de uma forma maravilhosa: tomando um café com Nutella! Não sou a maior fã de Nutella que existe no mundo (acho overrated) mas devo admitir que essa combinação ficou maravilhosa. Tomamos esse café em um shopping que fica do ladinho da casa da Milca e de lá seguimos para o Eixo Monumental (veja aqui o post sobre o primeiro dia da viagem). Foi a primeira vez que andei de transporte público em BSB e achei tranquilo chegar lá (fomos no começo da tarde e demorou cerca de meia hora). Em 2010, quando pisei no distrito federal pela primeira vez eu estava com a faculdade, então todos os passeios que fizemos foram organizados pelos professores, tipo uma 'excursão', o que também foi legal, mas fazer as coisas a pé é bem diferente, né?


Após de sair da rodoviária, andamos até chegar na nossa primeira parada: o Museu Nacional de Brasília. Esse museu é projeto do arquiteto Oscar Niemeyer (quem conhece um pouquinho de arquitetura deve ter percebido isso por conta do seu formato) e eu já o conhecia. Eu acho esse museu maravilhoso, adoro a paisagem que ele cria ali naquele espaço do Eixo Monumental e essa praça enorme. Foi um dos primeiros lugares que pensei em passar quando soube que vistaria BSB novamente. Dessa vez eu estava mais focada nas fotos, então acabamos não entrando, mas ele é incrível por dentro também (pena que quando fui, lá em 2010, não permitiam tirar fotos do seu interior).


Seguindo em direção a Praça dos Três Poderes, nossa segunda parada foi na Catedral de Brasília. Ela fica bem pertinho do Museu Nacional, e embora as proporções dos prédios/praças em BSB sejam enormes, essa parte do Eixo dá tranquilamente pra conhecer a pé (só indico sapatos confortáveis, haha). Eu não sou religiosa, mas me apaixonei por essa catedral desde a primeira vez que a vi. Também é obra do Oscar Niemeyer e lá dentro a sensação de paz é uma coisa absurda. Amo essa arquitetura diferente, os vitrais, o espaço branquinho. É tudo lindo! 


Depois de sair da Catedral, seguimos andando pela Av. do Eixo Monumental, passando do ladinho dos famosos prédios dos Ministérios. Todo o caminho é florido, então eu fiz uma coleção enorme de fotos de flores, HAHA. Essa penúltima foto aí em cima é do Palácio do Itamaraty, um dos lugares que estava nos meus planos de visitar novamente, mas que infelizmente estava fechado :( eu fui para BSB em uma época não muito boa, estavam rolando muitos protestos por conta do impeachment e alguns prédios estavam sendo vandalizados (por isso não consegui visitá-lo). Depois de passar por lá, atravessamos a avenida para ficar de frente com os prédios do Congresso Nacional, fizemos algumas fotos, aguentamos umas paródias ridículas que alguns carros estavam fazendo contra a Dilma, e voltamos pelo outro lado.


Fiquei muito feliz em encontrar lavandas pelo caminho <3 aproveitamos a luz e as florzinhas bonitas para fazer alguns retratos, ou tentar, porque eu sou uma péssima modelo (nunca sei o que fazer quando querem tirar foto minha) HAHA. Aliás, as fotos que eu apareço nesse post foram feitas pela Milca, que como eu já disse, foi minha host e minha guia de passeios durante meus dias em BSB!


Nossa última parada antes de comer (a essa altura, depois de 3 horas andando, já estávamos muito cansadas e com fome) foi o Teatro Nacional de Brasília. Fizemos algumas fotos na parede lateral dele, que é aquela cheia de cubos/quadrados/wtf. Infelizmente as atividades artísticas desse teatro estão suspensas desde 2014, quando ele foi fechado por não atender muitas normas do corpo de bombeiros. Vi uma notícia de janeiro desse ano dizendo que ele seria reaberto, mas no site oficial não há nenhuma novidade sobre isso (o que é uma pena).


Pensei que esse seria meu último post sobre Brasília, antes de seguir para Recife e Natal, mas não deu! Espero não demorar tanto para fazer o post com o terceiro dia (que foi praticamente o último, já que no dia seguinte saí cedo para o aeroporto). Brasília é um lugar que me faz retomar um pouquinho do meu amor pela arquitetura, acho que por isso é tão especial pra mim. Apesar de passar por muitos lugares que eu já conhecia, esse dia cheio de sol e andanças foi incrível. Tenho a impressão que posso voltar lá muitas e muitas vezes, e mesmo assim continuar encantada com tudo. Espero que tenham gostado do post e das fotos!

BEIJOS

Contact

@KARINEBRTT