5 coisas que eu gosto de ver em blogs

31.7.17

coffee & flowers / 5 coisas que eu gosto de ver em blogs

Esses dias tive a ideia de fazer um post com ‘5 dicas simples para melhorar seu blog’ e achei um bom feeling já que agosto, considerado o 'mês do blog' por causa do BEDA, já está aí. Mas na hora de escrevê-lo me veio o pensamento de: quem sou eu na fila do pão mesmo? HAHA. Desde que comecei na blogosfera -lá em 2001 ou 2002- já tive muitos blogs criados e deletados, o coffee & flowers vem sobrevivendo às minhas crises e mudanças com determinação (e espero que continue assim). Mas, cada pessoa começa a blogar por um motivo, né? E esses motivos podem ser tão variados, que não cabe a mim indicar coisas para que elas ~melhorem em seus respectivos blogs, já que alguns itens podem não fazer sentido algum para seus objetivos. Por esse motivo resolvi mudar o título desse post e dar uma nova perspectiva pra coisa: listando o que eu gosto de ver nos blogs que visito por aí :)

PERSONALIDADE
uma coisa é fato: nenhum post é 100% original. vai ter sempre alguém que já fez um post sobre aquele assunto que você quer falar, por mais novo que ele seja, e tá tudo bem. a questão aqui é: o quanto de personalidade você consegue colocar no seu texto? se tem uma coisa que me desanima é ler a resenha de um produto e ver que a pessoa basicamente pegou informação do google e colou no post, sem contar sua experiência pessoal sobre aquilo. e esse é só um exemplo, o mesmo vale para posts de viagens, livros, filmes e etc. gosto de blogs onde a personalidade, ou o famoso ~jeitinho da pessoa fica bem explicito só de ler o texto ou nos pequenos detalhes. a forma como ela fez as fotos ou montagens do post. como se descreveu na página 'quem sou eu' ou como deixou 'diferente' as categorias ou o cabeçalho do blog. porque as vezes a afinidade bate só de reparar nessas coisinhas pequenas.

FOTOS BONITAS & ALINHADAS
meu coração chega a derreter só de pensar em fotos que seguem o mesmo alinhamento. fala se não é lindo ver todas as fotos de um post com a mesma largura? é lindo demais. e não falo só de fotos autorais, porque entendo que algumas pessoas não tem tempo pra isso. você pode pegar várias fotos em um banco de imagens sim, e elas não precisam ter o mesmo tamanho da sua área de postagem, só de todas terem a mesma largura já forma uma sensação de organização linda. e é claro, eu, como boa apaixonada por fotografia, não deixo de amar quem tem o blog cheio de fotos autorais lindas, acho que isso dá um diferencial enorme e coloca ainda mais personalidade nas postagens.

COMENTÁRIOS RESPONDIDOS & RETRIBUÍDOS
acho que a parte mas legal de blogar é criar ~laços com pessoas desconhecidas. e esses laços começam pelos comentários. nada melhor do que ver que apesar de ter feito um textão, uma pessoa querida foi lá, leu tudo aquilo e deixou um comentário legal com uma opinião sincera sobre o assunto. é assim que começa a coisa: alguém lê e comenta, você vai lá responder, visita quem comentou e também deixa um comentário. e quando vê, tá lá meio que participando da vida da pessoa, torcendo por ela, viajando com ela e assim vai. o meu circulo de amigos cresceu DEMAIS desde que criei o blog e falo com orgulhinho que muitas dessas amizades ~virtuais já foram pra real life, isso é lindo.

CRÉDITOS
acho lindo quando entro em um blog e encontro os créditos de quem fez aquela fotografia linda que está ilustrando o post. os créditos do artista legal que fez os gráficos, ou da programadora genial que fez o layout. aliás, aqui eu fiz uma página especial só pra colocar todas essas informações. em um mundo onde colocar 'pinterest' ou 'reprodução do tumblr' como fonte (bem assim, sem nem ter o link para a página do pinterest/tumblr/enfim que foi retirada a imagem) encontrar quem dê os devidos créditos é quase como ganhar um abraço. eu não costumo nem voltar em blogs onde não fazem isso porque sempre me pergunto: e se fosse a minha foto ali? a ca, do blog não me mande flores fez um guia maravilhoso sobre como creditar imagens e ser uma pessoa mais legal, vale a pena ler :)

FEED LIBERADO
encontrei um blog com personalidade, fotos lindas, texto incrível e créditos devidamente colocados? logo o coloco no inoreader, meu leitor de feeds queridinho. MAS, mas... infelizmente, muita gente não cria feed para seu próprio blog, aí não consigo salvá-lo e esqueço de acompanhar (pois é). já aconteceu isso comigo algumas vezes, então fica o apelo aqui nesse post: criem e verifiquem o feed de seus respectivos blogs (feedburn tá aí pra isso)! vejam se estão funcionando, criem perfil no bloglovin' também (algumas pessoas acompanham por lá, eu não porque inoreader é muito superior, desculpem) e etc. ter um feed é a forma mais fácil de incentivar as pessoas te acompanharem e não custa nadinha :)


Essa são as coisas que eu gosto de encontrar na blogosfera
E vocês? O que gostam de ver em blogs?

BEIJOS

© coffee & flowers POR KARINE BRITTO