pinacoteca de são paulo

7.8.17


Não sei porque demorei tanto para incluir a Pinacoteca de São Paulo nos posts do SP 011, uma das primeiras categorias criadas aqui no blog (láááá em 2014) pra mostrar São Paulo com 'olhos de turista', já que quando a gente mora em um lugar, viver o cotidiano sem reparar nas coisas legais ao nosso redor também vira parte da rotina. Eu tô sempre arrumando uma desculpazinha pra visitar esse museu, que é certamente o meu preferido de São Paulo. Basta alguém de fora vir pra cá, que eu dou um jeito de combinar uma visita com a pessoa até lá. Esse ano isso já aconteceu duas vezes, a primeira foi com a Dedeu Rangel e a Naira Mattia, em uma tarde linda que rodamos pelo centro e terminamos o dia aproveitando a arquitetura da Pinacoteca e tomando um cafézinho com vista para o Parque da Luz. Esse dia foi muito inspirador e rendeu esse post sobre Mulheres na Fotografia, uma série nova que vai aparecer aqui no blog logo logo (nem preciso falar que essa série já deveria ter começado e eu tô muito atrasada/enrolada, né? risos). A segunda visita foi algumas semanas atrás, aproveitando o final de semana em que a Clara estava por aqui, nós começamos o dia passeando pela Liberdade (eu, Clara, Brayan, Jaque, , Sté e Maki) e finalizamos a tarde na Pinacoteca, fotografando muito e tomando muito café também!


Diretamente de 2010: eu com cabelo curto e franjinha (que segue até hoje na minha cara) visitando a Pinacoteca pela primeira vez. Esse ~rolê aconteceu por conta de atividades complementares que eu precisava para a faculdade de Arquitetura e desde esse dia eu fiquei apaixonada por esse lugar. A arquitetura, a luz, as obras. É tudo muito lindo.


A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica bem em frente à Estação da Luz (outra construção linda e icônica que eu amo por aqui). É um museu de artes visuais fundado em 1905, ou seja, o mais antigo da cidade. O edifício do museu é o antigo Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, e que em 1990 foi reformado com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Esse museu é administrado pela Associação Pinacoteca de Arte e Cultura, que gerencia outras atividades culturais da região, como o Museu da Resistência. Ou seja: comprando o ingresso para a Pinacoteca R$ 7, você também consegue visitar no mesmo dia outros espaços culturais na região, toda a 'Estação Pinacoteca'. Aos sábados as visitas são gratuitas, e no segundo domingo de cada mês também (coisa que descobri nessa visita com a Clara, todos ficamos felizes, haha).


As fotos desse post foram tiradas em vários dias diferentes, algumas são até do ano passado, quando visitei com a Jaque e a Cláudia. Amo esses corredores clarinhos, as janelonas, as escadarias, as passarelas, a claraboia usada como cobertura nos espaços centrais, onde são feitas exposições temporárias. O acervo fixo desse museu também é maravilhoso, ele conta com muitas pinturas e esculturas, e é focado em arte brasileira. Além de todo esses espaços, algumas salas contam com um terraço com vista para a estação da luz ou para o parque da luz, fala se esse lugar não é muito amor?


Esse post está cheio de fotos por motivos de: AMO TODAS. É difícil fazer uma seleção mais ~rigorosa quando o lugar é lindo assim, além de todas essas pessoas lindas que fotografei por lá, né? Cada cantinho tem a composição perfeita para um photoshoot, embora ensaios sejam proibidos (só com autorização e pagando para utilizar o espaço como cenário). Porém, para fotografar o ambiente ou os amigos, tá liberado sim, mesmo com câmera 'profissional'. Pra entrar no museu é necessário deixar mochilas e sacolas no guarda-volumes, além de passar por um detector de metais, o que pode ser uma coisa bem chatinha pra quem -assim como eu- anda com mil coisas na bolsa: câmera digital, analógica, lentes, carteira, chaves, necessaire, celular e afins, HAHA. Mas isso é só um detalhe, né? 


Ai como eu amo essas fotos <3 ah, e como eu disse ali em cima: dá pra conhecer o espaço e terminar o dia tomando um café na cafeteria que fica meio escondidinha ali dentro. Ela só tem entrada pela Pinacoteca e uma vista linda para o Parque da Luz, vale muito esticar o passeio até lá. Infelizmente acabei não tirando fotos dela em nenhuma das minhas visitas, mas quem sabe ela não aparece mais pra frente nos posts do CAFFEINE, né?
Pra finalizar, essa foto linda no melhor estilo 'mais que amigas, friends' feita pelo Brayan!
Espero que tenham gostado do post! Alguém aí já conhece a Pinacoteca? 

BEIJOS
© coffee & flowers POR KARINE BRITTO