projetos fotográficos que ainda quero fazer | beda 2018 #07

7.8.18

Eu amo fotografar coisas do cotidiano pelo simples prazer de registrar momentos -importantes ou não- da vida. Mas, por também trabalhar com fotografia, é fato que vez ou outra vem aquele sentimento de 'to de saco cheio' e a vontade de deixar a câmera de lado aparece. O problema é que se passo tempo demais fotografando apenas por trabalho (com a pressão de TER. QUE. entregar um resultado o mais perfeito possível para atender às expectativas de quem me contratou, além das minhas próprias expectativas, que não são baixas) e não por prazer, acabo inevitavelmente caindo em um limbo criativo absurdo. Rola aquele bloqueio, sensação de que nada está bom o bastante e que não consigo fazer mais nada direito (quem nunca?). Por isso, quando começo a entrar nesses ciclos destrutivos, eu trato de voltar a registrar algumas coisinhas dos meus dias. Sem pressa, sem pressão. E sinto que isso me faz um bem enorme. É por esse motivo que acho esses 'projetos fotográficos' da internet tão interessantes. Foi por meio deles que encontrei meu caminho na fotografia como profissão, e são eles que me trazer de volta quando tudo parecesse quadrado ou engessado demais.


52 WEEKS — certamente um dos projetos mais conhecidos dessa internet, criado nos tempos dourados do flickr (por quem, ninguém sabe dizer). consiste em tirar uma foto por semana, pra fazer um registro do seu ano de forma mais geral. ou, além de se limitar apenas aos acontecimentos do cotidiano, você também pode pensar em temas específicos: retratos, paisagens, flores... enfim (dá também pra criar algo mais consistente, usando o projeto pra melhorar suas técnicas, como dito nesse post aqui). já tentei fazer esse projeto de inúmeras formas e falhei em todas, risos. ainda pretendo concluí-lo? sim. só não sei aonde. o flickr recentemente foi vendido pra outra plataforma, por esse motivo acabei deletando minha conta por lá. é claro que posso usar o blog ou ig pra fazer essas postagens, mas só irei decidir quando de fato voltar a fazer.

365 DAYS — um jeito mais hard de registrar seu cotidiano, mas acho que deve ser uma vitória IMENSA conseguir concluir esse projeto. também já tentei? sim. consegui? não. pretendo tentar novamente? talvez. aqui a ideia é fazer registros contando um pouquinho dos seus dias (mas também existem variações de temas e tudo mais, dêem uma lida nesse post aqui) acho que usar o celular nesse caso facilita muito o processo. tentei fazer no meu instagram pessoal esse ano, mas acabou não dando certo e larguei. quem sabe em 2019? Ou 2020? 

100 HAPPY DAYS — conheço há anos esse projeto (e também já tentei completá-lo sem sucesso, risos, sou um péssimo exemplo) que possui até um site dedicado a ele. a ideia aqui é ver algo bom todos os dias, durante cem dias, e registrar isso. parece utópico ter 100 dias felizes? talvez um pouco. mas, acho que a ideia do projeto é justamente te fazer ver o lado bom mesmo quando as coisas estão ruins. faz tempo que quero me dar uma nova chance pra realizar esse projeto, e quem me inspira nessa vontade é a andrea, que já o concluiu (com fotos maravilhosas!) duas vezes. aliás, nesse beda de 2016 ela fala um pouquinho sobre sua experiência com esses 100 dias felizes. quem sabe não te inspira também? já tenho data marcada pra começar o meu (salva no calendário do celular): dia 23 de setembro desse ano, pra terminá-lo no último dia de 2018.

SHOOT LIKE YOU ARE SHOOTING FILM — eu amo fotografar com minhas câmeras analógicas, mas esses filmes levam SÉCULOS para serem finalizados já que começo a fotografar em um ano e termino só no outro (deixo o uso do filme para fotos "especiais", usando o celular/câmera digital em conjunto). por conta disso, achei esse projeto interessante por dois motivos: pra pensar na possibilidade de levar a câmera analógica pra um evento em específico e fotografar APENAS com ela durante esse dia, sem uso de outros equipamentos digitais (embora essa não seja a premissa do projeto). e seguindo a ideia original, que é usar minha câmera digital como se fosse analógica. desligando o visor, tirando do disparo contínuo e fazendo 36 fotos de algum evento/assunto específico. o resultado dessas fotos seria um post legal para o beda, né?

PROJECT 50/50/50 — a lente 50tinha é uma das mais conhecidas no mundo da fotografia e esse projeto serve como incentivo barra desafio para conhecer melhor suas qualidades e limitações. são 50 fotos, 50 dias fotografando, usando apenas a 50mm. legal, né? como esse projeto é mais específico sobre uso de um equipamento, acredito que dê para ~incorporá-lo em algum projeto mais longo, como o 100 happy days ou o 365, por exemplo.

A DAY IN THE LIFE — outro que daria um belo post para o beda (quem sabe?) e consiste em registrar um dia em sua vida (ou do seu cachorro, gato, namorado, sei lá). você pode se programar pra tirar uma foto a cada uma hora (colocando o despertador do celular para te lembrar de fazer isso) e mostrar um pouquinho dessa fotografia documental em um post no blog, ou no instagram mesmo, já que agora podemos postar várias fotos na mesma publicação. a liz falou um pouquinho sobre esse projeto lá em seu blog, vale a pena ler :)

/


Eaí, quais mais gostaram? Pretendem tentar algum desses? Ou estão fazendo/conhecem algum outro projeto pra indicar? (só deixar aí nos comentários). É claro que existem muito outros projetos fotográficos legais para serem feitos por aí (7 on 7, de autorretratos, de fotografar apenas em p&b) mas esses são os que mais quero realizar/concluir no futuro. Beijos <3
© coffee & flowers POR KARINE BRITTO